As potenciais propriedades ansiolíticas e anti pânicas do canabidiol foram demonstradas; entretanto, seu mecanismo de ação parece recrutar outros receptores além daqueles envolvidos no sistema mediado por endocanabinoides.
Recentemente, foi demonstrado que o modelo de comportamentos do tipo pânico eliciados pelos encontros entre ratos e cobras é uma boa ferramenta para investigar as respostas inatas relacionadas ao medo, e o canabidiol causa um efeito do tipo panicolítico nesse modelo. O objetivo do presente estudo foi investigar a coparticipação da 5-hidroxitriptamina (5-HT) nos efeitos panicolíticos do canabidiol sobre os comportamentos inatos relacionados ao medo evocados por um paradigma baseado na interação: presa versus predador.
Camundongos Swiss machos foram tratados com administrações intraperitoneais (i.p.) de canabidiol (3 mg/kg, i.p.) e seu veículo e os efeitos do pré-tratamento periférico com doses crescentes do antagonista do receptor 5-HT1A WAY-100635 (0,1, 0,3 e 0,9 mg/kg, i.p.) em respostas instintivas induzidas pelo medo evocadas pela presença de uma cobra selvagem.
Os presentes resultados mostraram que os efeitos panicolíticos do canabidiol foram bloqueados pelo pré-tratamento com WAY-100635 em diferentes doses. Esses achados demonstram que o canabidiol modula os comportamentos defensivos evocados pela presença de estímulos ameaçadores, e os efeitos do canabidiol são pelo menos parcialmente dependentes do recrutamento de receptores 5-HT1A.