Esta revisão avaliou se a Cannabis medicinal (MC) usada em combinação com opióides para tratar a dor crônica não cancerosa reduziria a dosagem de opióides. A elegibilidade do estudo incluiu ensaios clínicos randomizados, estudos controlados antes e depois, estudos de coorte, estudos transversais e relatos de casos.
Embora esta revisão indique a probabilidade de reduzir a dosagem de opióides quando usado em combinação com MC, não podemos fazer uma inferência causal. Embora as propriedades analgésicas reconhecidas da Cannabis medicinal a tornem uma opção viável para atingir a redução da dosagem de opioide, a evidência desta revisão não pode ser considerada para promover MC como um complemento aos opióides no tratamento da dor crônica não oncológica. Mais ainda, a dosagem ideal de MC para atingir a redução da dosagem de opióides permanece desconhecida.
Portanto, mais pesquisas são necessárias para elucidar se o MC usado em combinação com opióides no tratamento da dor crônica não oncológica está associado a consequências para a saúde ainda desconhecidas.