Vários alvos farmacológicos têm sido propostos como moduladores de reações do tipo pânico. No entanto, o interesse deve ser dado a outros potenciais agentes neuroquímicos terapêuticos.

A atenção recente tem sido dada às potenciais propriedades ansiolíticas do canabidiol, por causa de suas ações complexas no sistema endocanabinóide, juntamente com seus efeitos em outros sistemas de neurotransmissores. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do canabidiol em comportamentos inatos relacionados ao medo evocados por um paradigma: presa versus predador.

Camundongos Swiss machos foram submetidos à habituação em arena contendo uma toca e posteriormente pré-tratados com administração intraperitoneal de veículo ou canabidiol. Uma cobra constritora foi colocada dentro da arena, e os comportamentos defensivos e não defensivos foram registrados.

O canabidiol causou um claro efeito anti-aversivo, diminuindo os comportamentos de fuga explosiva e imobilidade defensiva fora e dentro da toca. Esses resultados mostram que o canabidiol modula comportamentos defensivos evocados pela presença de estímulos ameaçadores, mesmo em um ambiente potencialmente seguro após uma resposta de medo, sugerindo um efeito panicolítico.

Postagens relacionadas