A sinalização dos canabinóides endógenos do cérebro (eCB) parece harmonizar as respostas comportamentais adequadas, essenciais para a viabilidade e homeostase do organismo a longo prazo. A desregulação da sinalização eCB contribui para estados emocionais negativos e aumento das respostas ao estresse.
Uma compreensão das populações de células neurais subjacentes e da regulação do circuito neural permitirá o desenvolvimento de estratégias terapêuticas para mitigar a má adaptação comportamental e fornecer uma visão sobre a influência do eCB nos circuitos neurais envolvidos na ansiedade e na depressão. Esta revisão concentra-se em evidências recentes que adicionaram uma nova camada de complexidade à ideia de direcionar o sistema eCB para benefícios terapêuticos em doenças neuropsiquiátricas e na direção de pesquisas futuras da modulação do circuito neural.
Em conclusão, a regulação negativa induzida por estresse da sinalização do receptor CB1 em regiões do cérebro é de vital importância para a regulação dos processos emocionais, como a depressão. A adaptação ao estresse, que reduz esse efeito, é acompanhada por uma atividade aprimorada do sistema eCB. Os estudos mencionados nesta revisão geram grandes esperanças não apenas de uma melhor compreensão dos processos comportamentais, mas também de uma terapia futura para resgatar essas disfunções.
No futuro, ao integrar os métodos de pesquisa de ponta, as ligações causais entre a plasticidade sináptica/modulações eletrofisiológicas ditadas pelo sistema eCB e os resultados comportamentais serão bem revelados.