Este estudo avaliou o efeito de substituição de opióides por Cannabis medicinal. Membros do dispensário da Nova Inglaterra (n = 1.513) completaram uma pesquisa online sobre seu histórico médico e experiências com Cannabis medicinal (MC).
Com base em autorrelatados, retrospectivos e transversais usando outras fontes de dados foi observado que muitos entrevistados reduziram o uso de antidepressivos, ansiolíticos, redução de dor na enxaqueca, e melhora do sono. Esta investigação identificou uma redução nos opióides quando usados principalmente para dor crônica. É necessário um estudo adicional para determinar se a mesma magnitude de diminuição seria identificada em outras populações (por exemplo, pacientes viciados em opióides tentando desmamar metadona ou buprenorfina).
Por fim, este estudo transversal online retrospectivo é suscetível a um viés de seleção e esses achados, embora robustos, podem não ser generalizados para pacientes fora da Nova Inglaterra, que têm acesso limitado à internet ou que adquirem seu MC fora dos sistemas de dispensário e, embora sugestivos, não devem constituir a base para modificar a prática clínica.
Dada a complexa atmosfera legal e cultural em torno deste tópico, investigações adicionais sobre o efeito substituição e a comunicação médica que empregam desenhos longitudinais podem informar as políticas públicas.