O principal objetivo foi investigar os efeitos terapêuticos de curto prazo, segurança/tolerabilidade do composto natural, composto de melatonina (1,5 mg) e extratos de Cannabis (2,5 mg CBD) em pacientes com Distúrbios do sono.
Neste estudo espontâneo, anedótico, retrospectivo, de “uso compassivo”, observacional aberto, 20 pacientes (idade 43-96 anos) foram encaminhados para nossa “Rede de Consultoria Médica de Segunda Opinião” (Modena, Itália), por causa de uma padrão variável de Distúrbios do sono e Ansiedade e foram instruídos a tomar por via sublingual o composto (20 gotas) durante a noite durante 3 meses de tratamento. A tolerabilidade e os efeitos adversos foram avaliados mensalmente durante o período de tratamento por meio de contato direto (e-mail ou telefone) ou visita, se necessário. Os escores PSQUI e HAM-A evidenciaram redução nas alterações de humor, incluindo Ansiedade, Pânico, Paranóia, Depressão (P < 0,03), Dor (P < 0,02) e boa percepção geral de saúde.
Esses dados sugerem que a fórmula CBD-melatonina poderia ser competitivo com as drogas sintéticas hipnóticas clássicas, a atividade antioxidante da melatonina oferece um benefício adicional à rede cerebral, restaurando as funções do relógio biológico, enquanto o CBD, reduzindo a percepção da Dor crônica, ajuda a completar o relaxamento neuromuscular e aliviar a Ansiedade cumprindo um sensação de bem-estar muito equilibrada durante o sono.